gggg
Além disso, aproveitando suas propriedades, a construção civil utiliza amplamente este metal em diversas áreas, seja para aquecimentos de água e também refrigeração, produção de máquinas industriais e até os famosos aparelhos eletrônicos.
Sua propriedade anti-bactericida ajuda nos hospitais, moedas e sistemas de encanamento, pois evita o acúmulo de bactérias que fazem mal à saúde e não devem estar presentes nestes locais.
Outro lugar onde a utilização do cobre é muito importante é na fabricação de veículos, pois ele está presente nos fios, conectores, freios, rolamentos, radiadores e até mesmo no próprio motor.
Por curiosidade, saiba que um carro possui, em média, 1,5 km de fios de cobre, podendo aumentar em decorrência do tamanho do automóvel.
Falando sobre sua utilização em meios de transporte, o cobre combinado com o níquel é muito utilizado nos cascos de navios para evitar a corrosão da água do mar e melhorar a eficiência do transporte (no controle do combustível).
Não dá para esquecer algumas peças ornamentais que também são feitas de cobre, já que não corroem e podem enfeitar o ambiente.
A utilização de resíduos sólidos urbanos e industriais, para produção de novos materiais de construção, pode contribuir para redução do impacto ambiental causado pelo setor da constru- ção civil, através da diminuição do consumo de recursos naturais e energia, da redução da poluição gerada e do consumo de energia para sua produção.
O estudo do aproveitamento de resíduos de escórias metalúrgicas no Brasil vem se desenvolvendo há algum tempo. As escórias de alto-forno, por exemplo, já são amplamente utilizadas na fabricação de cimento e como agregado miúdo. Pesquisas realizadas com