Relatorio
RELATÓRIO
Waldir de Pinho Veloso
Sumário: 1 Introdução e Definição; 2 Relatório de Pesquisas Científicas; 3 Relatório de Atividades Escolares; 4
Relatório Comercial; 5 Relatório Administrativo; 6 Relatório de Prestação de Contas; 7 Tipos de Relatórios; 8
Bibliografia.
1 INTRODUÇÃO E DEFINIÇÃO
Por relatório deve-se entender o documento que apresenta a síntese dos trabalhos das mais variadas espécies. Visa demonstrar o ponto em que se encontra uma atividade, comunicada, formalmente, a uma autoridade, uma coordenação, uma centralização das obrigações. Uma vez lido e aprovado, o relatório deverá ser arquivado como memória da atividade, para posterior conferência, se necessária, ou, simplesmente, por determinações especiais como sistema escolar, metas empresariais e organizacionais, organogramas e ordens das chefias.
O relatório se presta à apresentação de resultados, parciais ou finais, de atividades como pesquisas científicas, trabalhos realizados em fases intermediárias ou finais, viagens profissionais ou excursões com cunho escolar, despesas, prestação de contas, contabilidade e muitas outras.
Cumpriria fazer a clássica e necessária distinção entre relatório que guarda pertinência com a área da pesquisa científica e, por outro lado, relatório comercial. E haverá o feito, no corpo do presente trabalho. Em verdade, dentre todos os assuntos, que pode variar do científico ao escolar, do administrativo ao comercial, o relatório é o que apresenta maior diversidade de finalidades. E, cada qual contém não exatamente normas, mas costumes diferenciados. E as criações são bem aceitas.
O tamanho gráfico de um relatório será definido pela sua finalidade. Em se tratando de uma descrição das obrigações de uma viagem, uma lauda para o “desenvolvimento” pode ser suficiente.
Mas um relatório de uma atividade empresarial, anual, a ser apresentado em uma sessão solene, requer várias folhas. As atividades escolares também têm