Relatorio
Foram feitos dois tipos de ensaios de “lançamento de projeteis” afim de estudar o movimento de um corpo que se move em um plano (duas dimens˜oes), nas proximidades da terra, sob a a¸c˜ao da gravidade: o chamadomovimento de um proj´etil. Para isso, ser´a medida a trajet´oria de um corpo ( projetil ) lançado de um canhao;
Afim de obter o seu alcance e sua altura através da lei fundamental da dinâmica do movimento retilíneo, assim fizemos dois ensaios verticalmente com ângulo = 0 e depois com ângulo igual a 30° ambos “impulsionados” com a mesma intensidade e força, afim de comprovarmos a teoria, para enterdermos melhor, observe a imagem abaixo:
Figura 3.1
Efetuados vários disparos a fim de obter uma média, e correlacionar com os desvios padrão e incertezas contidas no nosso meio experimental para levarmos a comparar com nossos dados teórios.
Resumo teórico:
Pela equação fundamental da dinâmica para movimento retilíneo, verificamos que a queda livre é um movimento uniformemente variado com uma aceleração que não depende da massa. Um corpo em lançamento vertical, desprezando-se a resistência do ar e admitindo-se gravidade constante, adquire um movimento retilíneo uniformemente variado com aceleração em módulo igual ao campo gravitacional local.
O movimento de um projétil é determinado pela intensidade e direção da velocidade inicial. Durante o lançamento de um projétil ocorrem dois movimentos simultaneamente, um para frente e outro para baixo, sendo que ambos são independentes. A resultante das forças que agem na horizontal é nula, pois nenhuma força age nessa direção. Logo, a aceleração horizontal é nula e o movimento parcial na direção horizontal é do tipo retilíneo uniforme. A resultante das forças que agem na direção vertical é o peso, pois só essa força age nessa direção. Logo, a aceleração vertical, em módulo, é igual a gravidade e, portanto, o movimento parcial na direção vertical é do tipo retilíneo uniformemente variado, com aceleração