Relatorio
CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA: Diabetes
INÊS DE FÁTIMA LEOPOLDINO
MACEIÓ-AL
2012
INÊS DE FÁTIMA LEOPOLDINO
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA: Diabetes
Atividade apresentada à FTC EAD como requisito de Avaliação da atividade integradora da Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana do curso de Licenciatura de Biologia – 5º período do Circuito 12 – UP Atalaia.
MACEIÓ-AL
2012
ATIVIDADE INTEGRADORA
ENSAIO REFLEXIVO SOBRE A ECTOTERMIA
Ectotermia - É a capacidade de muitos seres vivo (maioria répteis) para otimizar a sua temperatura corporal, em função do ambiente. É também um sistema de regulação da taxa metabólica.
Animais ectotérmicos - Utilizam as fontes de calor do ambiente para obter o calor necessário à manutenção de suas funções metabólicas
Os mecanismos termorreguladores de ectotermos estão baseados em:
* Baixas taxas metabólicas; * Pequeno isolamento térmico; * Trocas rápidas de calor com o ambiente;
Animais ectotérmicos podem usar diferentes métodos para estabilizar a temperatura corporal, os jacarés por exemplo estão na água ao entardecer, pois a temperatura do lado de fora é maior, já na parte da manhã com os primeiros raios de Sol, ele fica fora da água esquentando a temperatura do corpo, curiosamente com a boca aberta, para que haja maior superfície de contato com os raios solares.
Os répteis são ectotérmicos, isto é, dependem do calor do ambiente externo para regular a sua temperatura corpórea, daí aquelas cenas conhecidas dos jacarés tomando banho de sol à beira dos rios do pantanal.
Ao contrário dos mamíferos e aves que são endotérmicos, ou seja, que utilizam o calor interno para manter a temperatura corpórea, as cobras, lagartos, tartarugas, crocodilos e demais parentes não possuem temperatura corporal constante.
É por conta disto que ursos, focas e pinguins podem suportar o frio das regiões polares onde nenhum réptil sobreviveria, uma vez que o