Relatorio teste da chama
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS
CURSO ENGENHARIA CIVIL
PRÁTICA: TESTE DE CHAMA
THAMYRA CORREIA PLACIDO SANTOS
FEIRA DE SANTANA – BA
MAIO/2015
UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS
CURSO ENGENHARIA CIVIL
PRÁTICA: TESTE DE CHAMA
THAMYRA CORREIA PLACIDO SANTOS
Relatório referente à Prática laboratorial de Teste de Chama, para avaliação da professora Fernanda Mansani, da disciplina Química Tecnológica do curso de Engenharia Civil, 1º semestre.
FEIRA DE SANTANA – BA
MAIO/2015
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Em 1913, Bohr refletiu sobre o dilema do átomo estável. Ele imaginou que deveriam existir princípios físicos ainda desconhecidos que descrevessem os elétrons nos átomos. (RUSSELL, 2006). Segundo a teoria de Bohr, quando os átomos são aquecidos ou submetidos a uma descarga elétrica, eles absorvem energia, que em seguida é emitida como radiação. (LEE, 1999).
Segundo RUSSELL (2006), logo no início do século XX, os físicos alemães Max Planck e Albert Einstein mostraram independentemente que todas as radiações eletromagnéticas comportavam-se como se fossem compostas de minúsculos pacotes de energia chamados fótons. Eles mostraram que cada fóton tinha uma energia que é proporcional à frequência da radiação:
Efóton =
A teoria de Bohr está baseada no fato de que quando um átomo no seu estado fundamental absorve energia térmica alguns de seus elétrons ganham energia e são elevados a um nível de energia maior, e o átomo então assume seu estado excitado. E quando o elétron volta para a sua órbita de origem ele libera energia na forma de ondas eletromagnéticas (luz visível, por exemplo). A teoria de Bohr é comprovada a partir de experimentos práticos, entre eles o teste da chama.
O teste da chama é um procedimento usado na química para permitir a identificação de elementos químicos de um composto, principalmente de cátions metálicos, pela análise dos espectros de emissão. Os espectros são constituídos