Relatorio tecnico de nutriçao e dietetica
Os EUA são a maior e, tecnologicamente, a mais desenvolvida economia do mundo. Com menos de 5% da população mundial, são responsáveis por cerca de 20% de toda a riqueza produzida no Planeta.
A economia dos Estados Unidos é sólida e flexível. Desde 2008, entretanto, o país vem enfrentando uma crise financeira iniciada com o excesso e abuso na concessão de hipotecas. A desvalorização do dólar, junto com outros fatores, fez com que a União Européia ultrapassasse o PIB dos EUA, em 2009.
A economia dos Estados Unidos registrou queda no primeiro trimestre de 2012, segundo dados divulgados hoje pelo Departamento de Comércio norte-americano. A economia norte-americana cresceu a uma taxa de 2,2% no primeiro trimestre de 2012, contra 3% de crescimento registrado no último trimestre de 2011.
As áreas que apresentaram maior retração são investimentos em negócios e gastos do governo. Os economistas norte-americanos estimavam uma taxa de 2,5% para o período com crescimento de 0,5%. A orientação do Departamento de Comércio norte-americano é para as empresas cortarem investimentos, deprimindo o Produto Interno Bruto (PIB).
Os gastos dos consumidores, que responde por cerca de 70% da economia dos Estados Unidos, cresceram a uma taxa de 2,9% anual - o ritmo mais rápido desde o quarto trimestre de 2010. As vendas de