Origem da contabilidade
PASSOS: 1 e 2
A origem da contabilidade
A contabilidade existe desde o principio da civilização humana e durante muito tempo foi chamada A ARTE DA ESCRITURAÇÃO MERCANTIL. O homem observou que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e poderia, através desse controle, obter lucros e foi através dessa necessidade que surgiu a contabilidade.
A Contabilidade é o instrumento que fornece informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. É um conjunto de conhecimentos sistematizados, com princípios e normas próprias; é, na acepção ampla do conceito de ciência, uma das ciências econômicas e administrativas.
Os primeiros sinais que evidenciam a existência da Contabilidade na antiguidade
No período do Paleolítico ou da Pedra Lascada os homens viviam em pequenos grupos e não sabiam produzir os meios necessários à sua sobrevivência, o que lhes dava a característica de simples coletores de alimento. Esta economia de subsistência, embora primitiva, pressupunha uma determinada forma de controle do quanto se acumulara e não mais seria necessário buscar na natureza de bens indispensáveis à manutenção da raça humana.
A característica inicial dos registros era apenas de controle quantitativo. De uma maneira intuitiva o homem buscava evidenciar tudo aquilo que conseguira armazenar. Já se configurava, então, os rudimentos de um sistema de natureza contábil.
A partir da era do Neolítico ou da Pedra Polida - no Egito e na Mesopotâmia este período iniciou-se aproximadamente em 10.000 a.C. (AQUINO, et al, 1980:64) - o homem começou a ter uma estrutura social mais aperfeiçoada, cultivando plantas e criando animais. Formas de governo foram se consolidando, constituindo-se uma sociedade organizada, o que veio a proporcionar uma profunda transformação econômica.
Progressos, então, foram observados na forma como o homem procurava registrar seus bens, já que com o início da agricultura e o desenvolvimento das forças de