Relatorio TC
PRÁTICA 4:
OBJETIVO I: OBSERVAÇÃO MICROSCÓPICA DOS MICRO-ORGANISMOS – A FRESCO.
MATERIAIS UTILIZADOS: Bico de bunsen; alça de platina; tubo de ensaio com protozoário Herpetomonas sp; lâmina; lamínula e microscópio óptico.
METODOLOGIA:
Flambou-se a alça de platina no bico de bunsen, mantendo-a em região estéreo;
Esperou-se 30 segundos até que a alça esfriasse;
Pegou-se o tubo de ensaio contendo Herpetomonas sp, inserindo a alça flambada e fria dentro do tubo afim de coletar uma gota do material;
A alça de platina com o protozoário foi levada até o centro da lâmina para dispensa do material coletado;
Feito isto, colocou-se cuidadosamente uma lamínula em cima do material contido na lâmina para ser analisado ao microscópio.
Ligou-se o microscópio, aumentando a potência de sua luz. Posteriormente, colocou-se a lâmina preparada sobre a mesa do microscópio, focalizando-o para melhor observação do material.
Lâmina a fresco contendo Herpetomonas sp para leitura em microscópio
RESULTADO: Ao analisar a lâmina no microscópio, visualizou-se as formas flageladas do protozoário Herpetomonas sp, observando seu movimento sincronizado de forma circular e em zigue-zague.
CONCLUSÃO: O exame a fresco fundamenta-se na observação de microrganismos vivos. Nesse caso, de um protozoário em suspensão do material biológico entre lâminas e lamínulas, onde se pôde observar a mobilidade do mesmo.
OBJETIVO II: Observação microscópica dos micro-organismos – coloração (Gram)
MATERIAIS UTILIZADOS: Bico de bunsen; alça de platina; tubo de ensaio com bactéria Bacillus subtilis; lâmina; pregador; solução salina; cristal violeta; lugol; álcool; fucsina e microscópio óptico.
METODOLOGIA:
Flambou-se a alça de platina no bico de bunsen, mantendo-a em região estéreo;
Pingou-se uma gota de solução salina na lâmina e espalhou-se por todo o centro da lâmina com a alça flambada;
Repetiu-se o procedimento de flambagem da alça, esperando por