relatorio superficies equipotenciais
1) Represente no papel milimetrado as superfícies equipotenciais e as linhas de campo elétrico.
2) As linhas equipotenciais obtidas possuem a configuração esperada em cada um dos casos? E as linhas de campo elétrico?
3) As linhas equipotenciais podem ser aproximadas a superfícies equipotenciais? Se sim, de que forma?
4) Determine a intensidade do campo elétrico entre as posições de potencial de 3,0V e 5,0V para os experimentos II. 2.1 e II. 2.2.
5) Qual o valor do campo elétrico no interior do condutor cilíndrico oco?
Justifique.
Respostas:
1) Papel milimetrado
2) Ambas possuem a configuração esperada, pois as superfícies apresentaram uma configuração perpendicular as linhas de campo elétrico em cada um dos casos, onde no primeiro, as linhas de força do campo eram curvas e as equipotenciais também curvas porém perpendiculares, e no segundo caso, onde o campo era uniforme devido as placas, as linhas de força eram retas e paralelas, perpendiculares a superfície equipotencial formada.
3) Com base no traçado das linhas equipotenciais e utilizando a relação entre o campo elétrico, podem se designar também por trajetórias ortogonais as superfícies equipotenciais. ( O valor do campo calculado neste caso é apenas aproximado.)
4) G
5) O valor do campo elétrico no interior do condutor cilíndrico é nulo, devido ao fato que no seu interior, não existe diferença de potencial, além de não existir diferença de potencial, no centro não existe carga envolvida, reafirmando a condição de campo elétrico nulo.
Resumo:
Como objetos carregados apresentam diferentes tipos de linhas de campo, neste relatório foi procurado identificar essas linhas. Baseado nos cálculos de potencial elétrico, foi encontrado e comparado as diferenças de potencial elétrico entre os pontos analisados, além das relações feitas entre as superfícies e linhas equipotenciais dentro de um campo elétrico, determinando a intensidade do mesmo. Os materiais utilizados nesta prática foram: