Relatorio se
Equipamento: Foi utilizada a Caixa de Condicionamento Operante (Caixa de Skinner), composta pela câmara experimental, pela caixa de controle do bebedouro e pela caixa de controle de luz. Para medição de tempo foi utilizado um cronômetro elétrico. Ambos os equipamentos encontram-se no Box sete do Laboratório de Psicologia Experimental da UMESP – campus Planalto.
Procedimento:
Foram feitas durante o 1º semestre de 2012 varias sessões de experimentos.
A 1º sessão foi realizada em 04 de Abril de 2012 – nesta sessão foi realizada as praticas 1 a 4 (nível operante, treino ao bebedouro, modelagem de resposta de pressão à barra). Após colocar o sujeito na caixa de condicionamento iniciamos a pratica 1 nível operante – onde observamos e registramos as respostas do rato, por 10 minutos. Sendo elas: explorar, farejar, limpeza, lamber o bebedouro, tocar a barra, levantar, imobilidade total ou parcial. Como consta no gráfico abaixo:
GRAFICO
Sem retirar o sujeito da caixa, damos inicio a pratica 2 – treino ao bebedouro. Acionamos o bebedouro a fim de chamar a atenção do rato para o mesmo, no momento em que o rato percebe que ao ouvir o barulho de acionamento do bebedouro, é liberado a agua, ele passa a ficar prox. a barra que aciona o bebedouro. A agua é liberada em um intervalo de 30 segundos, repetindo-se por dez vezes.
Após treino ao