Componentes de eletrônica
1 - CI 555
O 555 é um circuito integrado (chip) utilizado em uma variedade de aplicações como temporizador ou multivibrador. O temporizador 555 é um dos mais populares e versáteis circuitos integrados já produzidos. É composto por 23 transistores, 2 diodos e 16 resistores num chip de silício em um encapsulamento duplo em linha (DIP) de 8 pinos.
O 555 tem três modos de operação: * Modo monoestável: nesta configuração, o CI 555 funciona como um disparador. Suas aplicações incluem temporizadores, detector de pulso, chaves imunes a ruído, interruptores de toque, etc. * Modo astável: o CI 555 opera como um oscilador. Os usos incluem pisca-pisca de LED, geradores de pulso, relógios, geradores de tom, alarmes de segurança, etc. * Modo biestável: o CI 555 pode operar como um flip-flop, se o pino DIS não for conectado e se não for utilizado capacitor. As aplicações incluem interruptores imunes a ruído, etc.
Curiosidade: o nome "555" foi adotado em alusão ao fato de que existe uma rede interna (divisor de tensão) de três resistores de 5k (1K=1000) ohms que servem de referência de tensão para os comparadores do circuito integrado.
Usando apenas um capacitor e um resistor, o intervalo de temporização, ou seja, o tempo durante o qual a saída permanece em nível baixo pode ser ajustado de acordo com a necessidade de cada aplicação. Um exemplo de configuração é mostrado abaixo:
O intervalo de tempo t é dado por: onde t é o tempo que leva para carregar o capacitor C a 63 % da tensão aplicada.
2 – CL 7476
O CL 7476 consiste em Dois Flip-Flops JK master-slave com preset e clear, acionados por borda de descida.
Envólucro DIP-16
Esquema em blocos interno Tabela Verdade
Funcionamento: Este tipo de Flip Flop transfere para sua saída Q