Relatorio-Reagente limitante
Determinar a composição percentual de cada substancia em uma mistura;
Determinar o reagente limitante de uma mistura.
2.Introdução
A estequiometria é utilizada na química para balancear as equações, e baseia-se nas leis ponderais (Lei da conservação das massas, Lei das proporções múltiplas e a Lei das proporções constantes). A quantidade de cada elemento deve ser igual antes, no instante e depois da reação. Portanto, a quantidade de reagente e o rendimento percentual influenciam no rendimento de uma reação. Para determinar a quantidade de produto formado em reação é preciso saber quem é o reagente, que por sua vez é chamado de reagente limitante.
Em laboratório não é muito utilizado proporções exatas de reagentes, então usa-se um reagente em excesso e outro limitante.
3.Parte Experimental (Materiais e Métodos)
3.1 Obtenção do Precipitado Ba3(PO4)2
Pesou-se 2g da mistura BaCl2 . 2 H2O e Na3PO4 . 12 H2O, essa massa foi transferida para um béquer de 250 ml, onde adicionou-se 200 ml de água destilada, na sequência a mistura foi agitada por um bastão de vidro por cerca de 1 minuto. Foi deixado o bastão de vidro dentro do béquer coberto com um vidro de relógio enquanto se esperava a sedimentação do precipitado. Colocou-se o béquer em banho-maria pelo tempo de 20 minutos, enquanto o precipitado está mantido aquecido, pesou-se um papel de filtro, que foi logo colocado em um funil onde foi filtrado o precipitado morno (após os 20 minutos). Com uma proveta foi retirado do filtrado duas alíquotas de 50 ml que foram colocadas cada uma em um erlenmeyers de 100 ml para serem reservada parte do filtrado para a segunda parte do experimento. Em seguida lavou-se o precipitado com água morna, logo depois foi removido o papel de filtro, colocando-o em uma placa de petri para secar na estufa, observou-se a massa do papel de filtro a cada 10 minutos, até que ele mantivesse uma massa constante.
3.2 Determinação do Reagente Limitante
3.2.1 Teste para excesso