Reagentes Limitantes
Reagente Limitante
REAGENTE LIMITANTE
1. Introdução
Com seus fundamentos voltados às Leis Ponderais das Reações Químicas
(Lei da Conservação das Massas, também chamada de Lei de Lavoisier; Lei das
Proporções Múltiplas, postulada por John Dalton; e a Lei das Proporções
Constantes, a qual Proust postulou) a estequiometria “diz” que as quantidades de matéria devem ser iguais antes, no instante e depois da reação, ou seja, que haja igualdade entre a quantia de matéria dos reagentes e dos produtos. Logo a quantidade de reagente e o rendimento percentual influenciam fortemente o rendimento de uma reação.
Em uma reação química o reagente que determina a quantidade de produto formado é o reagente limitante.
De um modo geral, no laboratório, os reagentes não são misturados nas exatas proporções exigidas (segundo a estequiometria) pela tal reação. Usa-se um reagente em excesso (geralmente sendo o mais barato) e um reagente limitante. A quantidade de produto que seria formado se todo o reagente limitante fosse consumido é o rendimento teórico, ou seja, que é a maior quantidade de produto que se pode obter. Contudo pouco provavelmente isso ocorra, pois partes do reagente limitante podem ser consumidas em reações laterais, serem perdidas ao serem separadas da mistura racional ou manuseio descuidado e etc. Por estas razões temos o rendimento real, que é o rendimento que de fato ocorreu. Temos então o rendimento percentual, dado por: x 100
Obs.: É importante salientar que se todos os reagentes estiverem em proporções estequiométricas, todos os reagentes da reação, são limitantes.
‘
2. Objetivos
A quarta prática tem como objetivo, determinar a composição percentual de cada substancia em uma mistura e o reagente limitante de uma mistura.
3. Material e Métodos
3.1. Obtenção do Precipitado Ba3(PO4)2
Pesou-se 2g da mistura BaCl2 . 2 H2O e Na3PO4 . 12 H2O (que se encontrava sobre a bancada), e essa massa foi transferida