Reagente Limitante
Centro de Ciências
Departamento de Química Orgânica e Inorgânica
Curso de Engenharia de Alimentos
Disciplina: Quimica Geral
Reagente Limitante
1 INTRODUÇÃO
A prática realizada envolve os conceitos de reagente limitante, reagente em execesso, rendimento real e a composição percentual da mistura.
Em uma reação química, o reagente consumido primeiro é o reagente limitante. É ele que limita a reação, restringe as quantidades dos reagentes consumidos e as quantidades dos produtos formados. Para descobrir o reagente limitante é necessario realizar alguns cálculos. Primeiramete, a equação deve estar balanceada. Em seguida, calcula-se o número de mol de cada reagente para que seja possível analisar o quociente entre as respectivas quantidades de substância. Depois, calcula-se o coeficiente estequiométrico respectivo na equação química que traduz a reação e o compara com o quociente molar.
Os reagentes em execesso são os reagentes que estão em quantidades superiores àquelas necessárias para reagir com o reagente limitante.
O rendimento real é a quantidade de produto obtido no final da reação. Este, na maioria das vezes, é menor que rendimento teórico. Tal diferença ocorre por inúmeros fatores, como a presença de impurezas, alterações de temperatura e pressão, por exemplo.
A porcentagem de rendimento é utilizada para descrever a proporção entre o rendimento real e o rendimento téorico.
Já a composição percentual é a porcentagem em massa de cada elemento em um composto.
. OBJETIVOS
Determinar a composição percentual de cada substância ;
Determinar o reagente limitante de um mistura.
2 METODOLOGIA
3.1 Obtenção do precipitado Ba3(PO4)2