reagente limitante
Aluno: Juan Cândido Pamplona Bezerra - 0308047
Turma: D3
Professor: Adilson
Objetivos:
1. Determinar o percentual de cada substância em uma mistura;
2. Determinar o reagente limitante de uma mistura.
Introdução: O reagente limitante de uma reação é aquele que faz com que a reação termine, ao ser completamente consumido. Para determinar quem é o reagente limitante, precisamos saber a quantidade inicial de moles de cada um dos reagentes, levando em conta a estequiometria da reação. Iremos realizar, nesta prática, algumas experiências para determinar o percentual de cada substância numa mistura e para descobrir qual o reagente limitante da mistura.
Serão utilizados nessa prática para que melhor se entenda o conceito de reagente limitante o fosfato de sódio hidratado (Na3PO4. 12H2O) e o cloreto de bário hidratado (BaCl2. 2H2O).
Parte experimental, resultados, discussão dos resultados:
- PARTE A – Obtenção Do Precipitado Ba3(PO4)2. 1. Em cada bancada foi colocada uma mistura de BaCl2. 2H2O e NaPO4. 12H2O. 2. Em seguida, foi pesado e transferido para um béquer de 250 ml dois gramas dessa mistura. 3. Adicionou-se então 200 ml de água no béquer e em seguida a solução foi agitada com um bastão de vidro por cerca de 2 minutos. 4. Após o precipitado sedimentar-se, o béquer foi então colocado em banho-maria por volta de vinte minutos. Enquanto isso pesou-se um filtro de papel de massa 1,44 g e em seguida o mesmo foi colocado em um funil. 5. Após o banho-maria, filtrou-se o precipitado ainda morno e dele foram retiradas duas alíquotas de 50 ml com uma proveta e foram colocadas em erlenmeyers de 100 ml. 6. Em seguida lavou-se o precipitado com um pouco de água morna e também logo depois com pequena quantidade de etanol. 7. Removemos então o papel de filtro e o colocamos em uma placa de petri para secar na estufa e verificamos que a massa se tornou constante em 1,93 g.
- PARTE B – Determinação