Relatorio de laboratorio de quimica sobre reagente limitante
- Aprender como determinar o Reagente em Excesso e o Reagente Limitante de uma mistura;
- Compreender como determinar a massa de um precipitado;
- Aprender a calcular a composição percentual de cada substância em uma mistura.
2. Introdução teórica:
A proporção estequiométrica, ou razão molar:
Toda reação química seguem uma proporção estequiométrica, uma razão para os moles dos reagentes e produtos, que pode ser observada na equação balanceada da reação, por exemplo:
[pic]
Nota-se que 2 moles de Hidrogênio reagiram com 1 mol de Oxigênio para formarem 2 moles de água, como essa equação esta balanceada podemos afirmar que a proporção estequiométrica, ou razão molar, dela é 2:1:2. Essa proporção significa que para toda reação de Hidrogênio mais Oxigênio para formar água será utilizado 2x moles do H, x moles do O e será formado 2x moles de água. Podemos estender esses valores para as massas envolvidas na reação, ou seja, 2x de massa de H reage com x de massa de O para formar 2x de massa de água. Essa propriedade das reações químicas é de extrema importância e utilidade, pois através dela conseguimos determinar quanto moles precisamos de reagentes para formar certa quantidade de produto, quanta massa de um reagente foi utilizada se conhecemos a proporção, a massa dos outros reagentes e a massa dos produtos, e assim por diante.
O reagente limitante:
Quando temos uma reação na qual a quantidade dos reagentes não esta de acordo com a proporção estequiométrica ocorrera que nem toda a massa dos reagentes ira reagir, como na seguinte reação:
[pic]
O motivo pelo qual isso ocorre é justamente que a quantidade dos reagentes que reagem é aquela da proporção, no caso 2:1:2, assim todos os 10 moles de H reagem com somente 5 moles de O para formar 10 moles de água, sobrando 2 moles de O que não reagiram por causa do esgotamento dos moles de H. Portanto sempre que tivermos uma reação