Relatorio pressão arterial
Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas
Professora: Talita Alves
RELATÓRIO P.A
Adriana Luyara Silva Lima
Samambaia
23 de outubro de 2012 1. INTRODUÇÃO
A pressão arterial é a tensão que o sangue exerce contra a superfície das artérias, decorrente ao movimento de bombeamento do coração impulsionando em média, cerca de 70ml de sangue a cada ciclo cardíaco, isto é, a pulsação rítmica de contração e relaxamento.
Desta forma, a pressão arterial representa o comportamento combinado de uma pressão sistólica seguida de uma pressão diastólica e assim sucessivamente. Tendo cada uma suas particularidades, sendo:
Pressão diastólica → força que o sangue promove dentro das artérias durante a diástole ventricular. Seu valor para uma pessoa saudável adulta é da ordem de 80mmHg.
Pressão sistólica → força que o sangue exerce dentro das artérias durante a sístole ventricular. Normalmente compreende valor da ordem de 120mmHg.
Nesse relatório, explicarei os materiais utilizados e procedimentos feitos para aferir a pressão arterial pelo método auscultatório.
2. MATERIAIS UTILIZADOS
* Estetoscópio * Algodão e álcool 70% (para higienização das olivas auriculares do estetoscópio) * Esfigmomanômetro
3. PROCEDIMENTOS
* O paciente
Explicar o procedimento ao paciente, orientando que não fale e descanse por 5-10 minutos em ambiente calmo, com temperatura agradável. Certificar-se de que o paciente não está com a bexiga cheia; não praticou exercícios físicos há 60-90 minutos; não ingeriu bebidas alcoólicas, café, alimentos, ou fumou até 30 minutos antes; e não está com as pernas cruzadas.
* Colocar o manguito do esfigmomânometro em volta do braço do paciente, cerca de 2 a 3 cm acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria braquial.
Manter o braço do paciente na altura do coração, livre de roupas, com a palma da mão voltada para