RELATÓRIO DO TRABALHO EXPERIMENTAL DO ESTUDO DO PULSO E DA PRESSÃO ARTERIAL NO HOMEM
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA PARA ODONTOLOGIA
PROFESSORA: KALYNCA ARAGÃO
RELATÓRIO DO TRABALHO EXPERIMENTAL DO ESTUDO DO PULSO E DA PRESSÃO ARTERIAL NO HOMEM
TERESINA – PI
DEZEMBRO/2013
GUILHERME BANDEIRA SANTANA
RELATÓRIO DO TRABALHO EXPERIMENTAL DO ESTUDO DO PULSO E DA PRESSÃO ARTERIAL NO HOMEM Relatório apresentado à professora Kalynca Aragão, como instrumento de avaliação do trabalho experimental realizado para a disciplina de Fisiologia para Odontologia.
TERESINA – PI
DEZEMBRO/2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 OBJETIVOS 04
3 MATERIAIS E MÉTODOS 05
4 RESULTADOS 07
5 DISCUSSÃO 09
6 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
Nos termos mais simples, um sistema circulatório é uma série de vasos sanguíneos cheios de sangue, conectados ao coração. A pressão gerada no coração propele o sangue continuamente pelo sistema, transportando materiais por todo o corpo. O sangue captura o oxigênio nos pulmões e os nutrientes no intestino e então entrega estas substâncias para as células corporais enquanto, simultaneamente, remove resíduos celulares e calor para serem excretados. Adicionalmente, o sistema circulatório tem um papel importante na comunicação célula-célula e na defesa do corpo contra invasores (SILVERTHORN, 2006). O coração e a circulação são controlados para produzir o débito cardíaco e a pressão arterial necessário para gerar o fluxo sanguíneo tecidual requerido (GUYTON & HALL, 2006).
A pressão arterial é consequência da força que o sangue exerce contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo. Quando o coração se contrai (sístole) para expulsar o sangue de seu interior, a pressão nas artérias atinge o valor máximo (pressão máxima ou sistólica). Quando a musculatura cardíaca relaxa