Trabalho de economia
Questionário
1)O que determina a taxa de juros de equilíbrio no mercado monetário?
R: É determinada pela oferta e pela demanda de moeda.
2)Em determinada economia observa-se que a oferta de moeda não é influenciada pela taxa de juros. Por que?
R: Pois é atribuição exclusiva do governo, por intermédio das autoridades monetárias.
3)Explique o processo de intermediação financeira no sistema, descrevendo a função dos agentes envolvidos.
R: Intermediação financeira é o processo de transferência de recursos dos agentes superavitários para os deficitários, realizado pelo sistema financeiro. Onde os agentes superavitários são aqueles que captam recursos, como o caso dos depósitos a vista nos bancos comerciais e os repassam aos agentes deficitários sob a forma de empréstimos, por exemplo.
4)Descreva a atual organização do sistema financeiro brasileiro, explicando a função de cada organismo que dele faz parte.
R: É formado pelos bancos comerciais, bancos de investimento, sociedades financeiras e bancos oficiais.
Banco comercial – tem o objetivo de proporcionar crédito ao comércio a indústria, a agricultura, a prestadoras de serviço e as pessoas.
Banco de investimento – atende particularmente as empresas que necessitam de recursos para arcar com as despesas de investimento.
Sociedades financeiras – em operações de crédito, financiam a compra de bens e serviços do consumidor.
Bancos oficiais – o objetivo principal é o repasse e a aplicação dos fundos oficiais.
5)Dentre as mais diversas economias no mundo globalizado, verifica-se o combate e preocupação com os níveis de inflação e renda.Explique então a influência da inflação sobre os níveis de renda das pessoas na economia.
R: Em resumo, pode-se dizer que , em um processo inflacionário, os assalariados saem perdendo, tendo sua participação na renda diminuída, enquanto os proprietários, os empresários e os profissionais liberais dispõem de mecanismos que permitem a defesa de sua participação