RELATORIO OXIMA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
FACULDADE DE QUÍMICA
ANDREIA OLIVEIRA RODRIGUES
GEORGE PEREIRA DE MORAES
WILLIAN ATAÍDE CONSOLAÇÃO
OXIMA CICLOHEXANONA
BELÉM-PA
2014
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
FACULDADE DE QUÍMICA
OXIMA CICLOHEXANONA
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de aprovação na disciplina
Análise Orgânica experimental, no curso de Química, na Universidade Federal do
Pará.
Prof. Ph. D Oscar A. Sánchez.
BELÉM-PA
2014
1 INTRODUÇÃO
As oximas de cetonas (cetoximas) rearranjam-se a amidas quando aquecidas com determinados reagentes inorgânicos, seguindo-se tratamento de agua. Esta reação é conhecida como rearranjo de beckmann. Os reagentes mais usados no rearranjo são ácido sulfúrico, acido polifosfórico, PCl3 e SOCl2. Um exemplo simples dessa reação é o rearranjo da ciclohexanona-oxima à caprolactama, um intermediário na fabricação da fibra sintética no nylon 6.
A cicloexanona é utilizada na síntese de muitos compostos orgânicos, tais como fármacos, inseticidas e herbicidas, além de ser um excelente solvente para lacas, resinas e polímeros. No entanto, a sua maior aplicação está na indústria do nylon. Mais de 96% da sua produção é utilizada na obtenção da -caprolactama, monômero do nylon-6, e de ácido adípico, monômero componente do nylon-6.
No processo mais utilizado para a produção da caprolactama, a cicloexanona é convertida na oxima, a qual é rearranjada com ácido sulfúrico para a caprolactama, com uma eficiência de 97%.1,2 Estima-se que sejam produzidos, anualmente, cerca de 4 milhões de toneladas de nylon-6 no mundo. Segue abaixo o rearranjo de Beckman.
2 OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo realizar de forma simples a síntese da cicloHexanona a partir de vários reagentes para obtenção da oxima ciclo hexanona.
3 MATERIAIS UTLIZADOS
Vidro de relógio;
(NH2OH.HCl);
Manta aquecedora;
NaOH 10%