Geofísica
Tema: Sismologia Curso: Engenharia de Petróleo
Alunos: José Alife Cruz Ferreira Sande da Silva Ferreira Tatiane Alves Oliveira
Professor: Carlos Gustavo
Aracaju - SE 2015
Num levantamento sísmico, as ondas sísmicas são criadas por uma fonte controlada e se propagam em subsuperfície. Algumas ondas voltarão superfície após terem sofrido refração ou reflexão mais nas interfaces geológicas em profundidade. Instrumentos distribuídos ao longo da superfície detectam o movimento do terreno causado pelas ondas que retornam e medem os tempos de chegada a diferentes afastamentos em relação a fonte. Esses tempos de percurso podem ser convertidos em valores de profundidades, a partir dai, a distribuição de interfaces geológicas pode ser sistematicamente mapeada.
Ondas Sísmicas
Ondas sísmicas são pacotes de energia de deformação elastica, que se propagam radialmente a partir de uma fonte sísmica, como um terremoto ou uma explosão.
Velocidades de Ondas Sísmicas nas rochas
Em virtude da variedade composicional, textural de porosidade e de fluidos nos poros, as rochas diferem quanto a seus módolus elásticos e densidades, e, portanto, quanto suas velocidades sísmicas. No tocante ás camadas de rochas investigadas pela sísmica, ás informações sobre a velocidade de ondas compressionais de cisalhamento, vp e vs, são importantes por duas rações principais: primeiro, são necessarias para conversão de tempo de propagação de ondas sísmicas em profundidade; segundo, elas fornecem uma indicação sobre sua litologia ou, em alguns casos, a natureza dos fluídos intersticiais, nelas contidos.
A Sismologia é o ramo da Geofísica que estuda os terremotos (ou sismos): suas causas, efeitos, a propagação