PROJETO BASE
Disciplina: Ciência Política
Professor: Vinicius Soares de Campos Barros
Aluno: Victor Márcio de Lima Patriota
1. Segundo estágio; 1.1 Disposições preliminares; 1.2 o elemento humano 2.0 características do poder 2.1 fases de formação do poder 3.0 soberanias 4.0 texto complementar 4.1bibliografias.
1.1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Nesse segundo estagio á um estudo aplicado ao Estado, em sua formação e características que levam a um melhor entendimento sobre o assunto.
DALMO DALLARI
O Estado é a ordem jurídica (Direito) soberana (poder) que tem por fim o bem comum de um povo (elemento humano) situado em determinado território.
1.2 O ELEMENTO HUMANO
POPULAÇÃO: Conceito demográfico. É o conjunto de pessoas que estão presentes no território do estado em um determinado momento, inclusive estrangeiros e apátridas.
POVO:
Conceito jurídico. É o conjunto de pessoas que estão vinculadas de forma institucional e estável ao estado vínculo de nacionalidade.
São três os sistemas para informar a nacionalidade originária:
“JUS SOLI”, informa a nacionalidade pelo vínculo territorial. É nacional de um estado aquele que nasceu em seu território.
“JUS SANGUINES” informa a nacionalidade pela filiação. É nacional de um Estado aquele cujos pais são nacionais desse mesmo Estado.
“SISTEMA MISTO” adota um dos sistemas como regra, mas faz concessões ao outro.
NAÇÃO:
Conceito politico de nação: Conceito forjado pela revolução francesa. A nação é uma invenção politica, uma construção politica. O elemento cultural é fundamental, mas a cultura deriva da convivência histórica, não da raça. O território e um elemento importante. É um conceito tolerante.
Conceito racial de nação: A nação é uma derivação da raça. Nesse sentido, a nação é vista como uma unidade biológica. A cultura está associada á raça. É um conceito intolerante. 2.0 CARACTERÍSTICAS DO PODER: É um fenômeno social. Sociabilidade, o poder só existe no âmbito social.