GeoFísica
Isto, entretanto, não significa que a Geofísica seja um tipo de Física Aplicada, ou a parte quantitativa da Geologia. Ela tem seus próprios métodos de estudo, constituindo, ao mesmo tempo, uma ciência multidisciplinar e transdisciplinar. Outras áreas de interesse e suporte são: a matemática em suas diversas áreas, a estatística, o processamento de dados e de informações, as engenharias de telecomunicação e instrumental, e a oceanografia.
Trabalhando com a medição de campos de ação remota, ela não necessita da observação local e direta do fenômeno. Por isto é capaz de analisar informações, que vão desde o centro do Núcleo Interno da Terra até a parte mais externa da Magnetosfera Terrestre. Questões vitais para a economia, o bem-estar e a própria sobrevivência da população humana encontram-se no cerne de pesquisas geofísicas de fronteira, como a variação das temperaturas da superfície terrestre e do nível do mar com o tempo.
Quantas pessoas sabem, por exemplo, que a vida na Terra depende de seu campo magnético? Ele nos protege do bombardeio dos raios cósmicos e das nuvens de gás ionizado, plasma emitido pelo Sol, que se denomina de “vento solar”. A interferência deste fenômeno em redes de distribuição de energia, nas telecomunicações, no desempenho de equipamentos em satélites e na segurança de astronautas (isto será um problema no futuro) levou à criação de um novo tipo de meteorologia: “Space Weather”.
Ela não trata diretamente dos problemas da troposfera terrestre e sim de fenômenos que ocorrem em partes mais externas de