relatorio naoh
Integrantes:
Matheus Alvarenga
Gisele
Marcelo Camargo
Disciplina apresentada na Matéria
De Quimica Quantitativa. Professor Renato
Itatiba, 23 de Novembro de 2013.
1- Introdução
De um modo geral análise química pode ser definida como um processo que fornece informações químicas ou físicas sobre uma amostra ou sobre a amostra. Existem diversas técnicas para tanto, normalmente referindo-se a técnicas em via úmida e instrumental. Análise química então é o conjunto de técnicas de laboratório utilizadas na identificação das espécies químicas envolvidas em uma reação, como também a quantidade dessas espécies podendo ser realizadas de três diferentes formas: quantitativamente, qualitativamente ou apenas imediata.
Análise imediata: consiste em isolar as espécies que constituem o material, esse isolamento pode ser feito manualmente. Por exemplo, se queremos analisar uma amostra sólida e esta estiver inserida em um meio líquido, é preciso retirar este sólido do meio aquoso;
Análise qualitativa: essa etapa identifica a composição do material, é preciso instrumentos apropriados para executar este procedimento. O resultado neste caso pode ser obtido pela mistura de outro componente à mistura;
Análise quantitativa: é a análise mais criteriosa, além de saber do que se trata o material ainda é preciso saber a quantidade do componente em questão dentro da amostra.
No experimento que realizamos foi utilizada a “titulação ácido-base”. Através dela é possível determinar a quantidade de uma substância ácida ou básica presente em uma amostra. O objetivo da titulação de uma solução ácida com uma solução básica é a determinação da quantidade exata de base que é quimicamente equivalente à quantidade de ácido presente.
O ácido clorídrico (HCl) é um ácido forte, ele é amplamente usado em química industrial na forma de ácido clorídrico