GESTÃO DO TEMPO
A Administração do Tempo vem sendo um tema de alta relevância, e muito discutido, principalmente no mundo corporativo. Desde os primeiros estudos da Administração Clássica, como o “Estudo dos Tempos e Movimentos”, realizado por Taylor, na época da Revolução Industrial, passando pela Revolução Tecnológica no início dos anos 90 até os dias atuais, sempre existiu o questionamento sobre como seria possível administrar melhor o tempo. O desafio não é gerenciar o tempo, mas ajudar a pessoa a gerar mecanismos, técnicas e regras as quais ajudarão na preservação de relacionamentos em todos os âmbitos.
O objetivo geral deste trabalho foi compreender como a adoção de técnicas para Administração do Tempo pode servir de ferramenta para o aumento da produtividade e equilíbrio da equação vida profissional versus vida pessoal. O estudo apurou que as ferramentas de organização e gestão de tempo disponível, são capazes de promover bons resultados na forma como se administra o tempo, porém é necessário comprometimento, melhora e disciplina daquele que se propõe a utilizar os mecanismos, pois a mudança na forma como se gerencia o próprio tempo é acima de tudo uma mudança comportamental.
Justificativa
Gestão do Tempo
O grande desafio dos tempos modernos.
A globalização é caracterizada por um mundo em transformação, composto por mudanças rápidas e de várias naturezas, com novidades cotidianas, o que exige uma readequação e adaptação contínua do ser humano, principalmente dentro do mundo organizacional, exigindo cada vez mais das pessoas para dar conta da competitividade.
Sabemos que o tempo é limitado, independente do que aconteça no mundo globalizado e da rapidez das mudanças, o dia continuará composto por 24 horas. Daí a importância de revisitar a forma como vivenciamos e administramos as mudanças e diversidade de atividades em nosso dia a dia, o que requer uma melhor gestão do tempo. Se tudo muda, precisamos mudar a forma como nos