Relatorio - Movimento em duas dimensões
CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA I
MOVIMENTO EM DUAS DIMENSÕES
AUGUSTO CÉSAR DE OLIVEIRA
CAÇAPAVA DO SUL
2012
2
Augusto César de Oliveira
Relatório de laboratório de física I: Movimento em duas dimensões
Dissertação apresentada ao programa de Graduação em Geofísica da
Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do diploma para bacharel em Geofísica.
Orientador: Aline Balladares
Caçapava do Sul
2012
3
Resumo
Este relatório mostra a análise de um movimento bidimensional de uma partícula, onde são analisadas as componentes de seus movimentos para que se chegue a conclusões matemáticas em relação a teorias sobre estes valores.
Objetivos
O experimento realizado tem como objetivo demonstrar o movimento bidimensional de uma partícula, que apresenta o movimento de um projétil, e identificar as variáveis que o compõem.
Desenvolvimento Teórico
A “lei dos corpos em queda livre” diz que todos os objetos caem com aceleração constante, porem esta lei só é observada no vácuo. Esta lei foi descoberta por Galileu Galilei, revisada por Isaac Newton e com Albert Einstein foi criada a teoria mecânica do cosmo. Torricelli, o sucessor matemático de Galileu também utilizou suas fórmulas para encontrar a “equação de Torricelli”, que determina a relação entre a velocidade e distância percorrida por uma partícula sem se conhecer o intervalo de tempo em que a partícula permaneceu em movimento.
4
Quando um ponto material está se movimentando segundo uma reta, ou seja, em uma única direção, o movimento é denominado unidimensional. Quando uma partícula está se movimentando sobre um plano, em duas direções, o movimento é denominado bidimensional.
[1] “Em um movimento unidimensional apenas uma variável é necessária para especificar a posição de um corpo em função do tempo em relação a um referencial. Para conhecer o movimento basta saber a