Movimento de um Projétil
Relatório da Prática
“Movimento em duas dimensões: movimento de um projétil.”
Disciplina: Experimental de Física 1
Novembro, 2013
INTRODUÇÃO
Esse relatório apresentará a prática “Movimento em Duas Dimensões: movimento de um projétil” realizada na disciplina de Experimental de Física A no dia 13 de dezembro de 2013.
Este experimento tem como objetivo, o movimento de projéteis, onde se aplica a lei de conservação de massa. Este movimento é caracterizado em duas dimensões por seus movimentos, horizontal e vertical, serem independentes um do outro.
Em cada lançamento é analisado como é feita a combinação dos dois movimentos: o horizontal, ao longo do eixo x, onde a resultante das forças é igual a zero. E o vertical, ao longo do eixo y, em que a velocidade varia proporcionalmente com o tempo, onde a única força atuante é a força peso (P).
MATERIAIS E MÉTODOS
Para esse experimento foram utilizados os seguintes materiais:
Rampa de lançamento;
Esfera;
Fita adesiva;
Fita métrica;
Folha de papel carbono;
Folha de papel A4;
Suporte de madeira.
Inicialmente, com a rampa de lançamento inclinada a 0.10m do suporte, soltamos a esfera do ponto indicado, onde esta descreveu uma trajetória parabólica, que foi descrita/marcada na folha de papel A4, apoiada juntamente com a folha de papel carbono, no suporte de madeira.
O procedimento foi repetido, deslocando a posição do suporte para 0.20, 0.30, 0.40 e 0.50 metros distantes da rampa.
RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÃO
Primeiramente, com a primeira fotocélula posicionada imediatamente após a esfera, como descrito da introdução, realizamos cinco medidas de tempo de queda livre da esfera, como pode ser visto na tabela 1 a seguir:
Tabela 1: Deslocamento em X em relação ao deslocamento em Y.
x (m) y (m)
0.10
0. 85
0.20
0. 794
0.30
0.69
0.40
0.502
0.50
0.266
x= distância da