relatorio modificado Equilibrio quimico
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE FARMACIA
DISCIPLINA: FISICO-QUÍMICA
DOCENTE: VANIA RASTELLY
DISCENTES: MARIA SILVA
EQUILIBRIO QUÍMICO
Feira de Santana
Junho de 2012
MARIA SILVA
EQUILIBRIO QUÍMICO
Trabalho solicitado à disciplina de Físico-Química, ministrada pela professora Vânia Rastelly, como requisito parcial para nota da disciplina.
Feira de Santana
Junho de 2012
OBJETIVO
Analisar macroscopicamente sistemas em equilíbrio químico, bem como verificar experimentalmente e reconhecer os fatores que influenciam o equilíbrio químico segundo o principio de Le Châtelier.
INTRODUÇÃO
O princípio necessário para existir equilíbrio químico em uma solução é a reversibilidade da reação envolvida, ou seja, a reação ocorre tanto no seu sentido direto como no inverso. Em Algumas situações de equilíbrio químico, as velocidades das reações direta e inversa são equivalentes. Como consequência, as concentrações de reagentes e produtos permanecerem constantes após um determinado intervalo de tempo que pode ser curto ou não.
Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. Ao menos teoricamente, toda reações ocorre nos sentidos dos reagentes e produtos. Entretanto, em algumas reações, como a de combustão, 100% dos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa o contrário acontecer, ou pelo menos não em escala mensurável, essas reações são chamadas de irreversíveis. Há também uma série de reações nas quais logo que, certa quantidade de produto é formada, este tornar a dar origem aos reagentes, essas reações possuem o nome de reversível. O conceito de equilíbrio químico se restringe às reações reversíveis.
Nas reações químicas o equilíbrio pode ser explicado jogando com dois fatores: o decréscimo da energia e o aumento da entropia. O fato de