fisica 4
Aluno 1: Jéssica Muniz de Melo
Aluno 2: Laís C. Duarte de Oliveira
Aluno 3: Melina Kaizer Quarezemin
Código 1: 1112252
Código 2: 1111590
Código 3: 1298984
Turma: EA42
Título da prática: Experiências Envolvendo o Princípio de Le Chatelier
Data:
17/10/2013
1 INTRODUÇÃO
Na química analítica, as reações nunca resultam na completa conversão de reagentes em produtos. Pois elas procedem para um estado de equilíbrio químico, este é atingido quando a velocidade de formação dos produtos se iguala a velocidade de consumo dos reagentes. A maior parte das reações químicas termina quando termina a quantidade de regentes. Alguns processos não se completam. O fato disto ocorrer pode ser explicado pela reversibilidade da reação. Após formar os produtos, estes produtos voltam a formar os reagentes originais. Se certas modificações não forem modificadas, essas reações não chegarão ao final. Elas tendem a atingir o equilíbrio químico.
O equilíbrio químico ocorre quando uma reação é reversível, a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. Uma vez atingido o estado de equilíbrio, as concentrações de reagentes e produtos permanecem constantes.
.
v1 é a velocidade da reação direta e v2 a velocidade da reação inversa.
No início v1 é o máximo porque as concentrações de A e B apresentam valores máximos, enquanto que v2 é igual a zero, porque C e D ainda não foram formados. À medida que a reação ocorre, A e B diminuem, e C e D aumentam, portanto v1 diminui e v2 aumenta, até que as duas velocidades se igualem. No instante em que v1 = v2, podemos dizer que o sistema atinge o estado de equilíbrio. Atingido o estado de equilíbrio, a reação química continua a ocorrer nos dois sentidos, com a mesma velocidade, com isso as concentrações de reagentes e produtos ficam constantes. Por esse motivo, o equilíbrio é um equilíbrio dinâmico.
Para que o estado de equilíbrio