fisica 4
Capacitância ou capacidade elétrica é a grandeza escalar determinada pela qualidade de energia elétrica que pode ser acumulada em si por uma determinada tensão e pela quantidade de corrente alternada que atravessa um capacitor numa determinada freqüência.
Sua unidade é dada em ***************(F), que é o valor que deixará passar uma corrente de 1ª quando a tensão estiver variando na razão de um Volt por segundo.
Temos como exemplo a energia utilizada pela unidade de flash de uma maquina fotográfica , é armazenada em um capacitor que consiste de dois condutores separados por uma pequena distancia e que possuem cargas contrarias.
Quanto maior for a capacitância (C ) de uma capacitor, maior sera o modulo (Q ) da carga em cada condutor para uma dada diferencia potencial (maior a energia armazenada).
Portanto, a capacitância é a medida da capacidade de armazenar a energia de um dado capacitor, e queo valor da capacitância depende somente da forma e do tamanho de cada condutor e da natureza do material isolante existe entre os condutores.
2. Funções dos capacitores
Os capacitores permitem armazenar pequenas quantidades de energia, absorvendo variações na corrente e entregando um fluxo estável para os componentes ligados a ele. Você pode imaginar que eles atuam como pequenas represas, armazenando o excesso de água na época das chuvas e entregando a água armazenada durante as secas.
Imagine uma situação em que o processador está em um estado de baixo consumo de energia e subitamente "acorda", passando a operar na freqüência máxima. Temos então um aumento imediato e brutal no consumo, que demora algumas frações de segundo para ser compensado. Durante esse período, são os capacitores que fornecem a maior parte da energia, utilizando a carga armazenada.
Existem diversos tipos de capacitores. Os mais usados em placas-mãe e outros componentes são os capacitores eletrolíticos. Eles possuem uma boa capacidade e são muito baratos de se