Trabalhos
De acordo com Peter Atkins – Princípios modernos da química – Os indicadores ácido-base é o método mais simples, confiável e rápido para se determinar o PH de uma solução.
Os indicadores são corantes solúveis em água, que mudam de cor a partir do PH que ele for introduzido. Assim, quando o potencial hidrogeniônico é maior que 7, a solução é classificada como ácida, quando a solução apresenta potencial hidrogeniônico menor que 7, ela é classificada com básica e quando o PH possui valor igual a 7, a solução é neutra.
Os indicadores universais mais conhecidos e que foram usados no decorrer do experimento foram: Vermelho de metila, Fenolftaleína, Azul de bromotinol e Alaranjado de metila.
A fenolftaleína é um corante orgânico sólido, branco, insolúvel em água, mas solúvel em álcool etílico, originando uma solução incolor.
O vermelho de metila Como indicador, é vermelho em pH abaixo de 4.4, amarelo em pH acima de 6.2, e laranja entre estes valores.
O indicador universal é uma mistura de vários indicadores, uns naturais outros sintéticos. Sendo mais sensível que otornesol e a fenolftaleína, apresenta uma maior variedade de cores consoante a acidez ou basicidade da solução.
Azul de bromotimol
O azul de bromotimol (BTB, a partir de seu nome na língua inglesa bromothymol blue) é um indicador de pH que em solução ácida fica amarelo, em solução básica fica azul e em solução neutra fica verde. alaranjado de metila ou “metil orange” que quando adicionado a substancia sendo ela básica adquire a coloração amarelada, e se a substancia em questão for ácida será de um tom avermelhado. Também podendo ser utilizado para identificar a neutralização da substancia.
Sobre a questão do pH relacionado com a hidrólise de sais sabe-se que a mudança de coloração é a prova do deslocamento de equilíbrio químico, esse equilíbrio