Relatorio Modelo 1
Apresenta-se a seguir as obras referentes à expansão da Escola de Minas, conclusão dos blocos de salas de aulas.
São utilizadas, basicamente, estruturas metálicas e alvenaria, o que, embora torne o custo menor, as propriedades do material aço não são bem utilizadas.
Fig.1 – Expansão da Escola de Minas
Toda a obra está bem delimitada, o que proporciona melhor controle acerca da entrada e saída de funcionários, e controla também a entrada dos materiais. Oferece também maior segurança em relação a possíveis furtos, bem como impede a entrada de pessoas não autorizadas.
Tem-se na figura 2.a o portão de acesso à obra, podendo ser observado o tapume que a circunda.
Na figura 2.b, o local onde os funcionários registram sua entrada.
Entrada dos Funcionários
Fig.2 – Entrada dos Funcionários
Fig.2.a – Portão de Acesso
Fig.2.b – Cartão de Ponto
Um container foi utilizado como escritório, o que oferece relativa praticidade e economia.
Bem organizado e bem iluminado, oferece um lugar propício para análise de projetos, controle de documentos, visualização da obra e tomada de decisões. Possui uma ampla janela, o que confere, além de luminosidade natural, uma melhor circulação de ar o que favorece um ambiente mais confortável.
Escritório
Fig.2 – Escritório
Fig.2.a
Fig.2.b
A obra possui um refeitório organizado e limpo, oferecendo relativo conforto aos operários nos intervalos. Foram utilizados materiais metálicos e concreto magro para a confecção do mesmo.
Refeitório
Fig.2.a
Fig.2 – Refeitório
Fig.2.b
Ao contrário do que foi visto no refeitório, o almoxarifado encontrava-se completamente desorganizado. Isto é péssimo para a obra, uma vez que dificulta a localização de qualquer equipamento ou material a ser utilizado, bem como o espaço não é bem aproveitado. Além disso, demonstra não haver rigor no controle do que se encontra ali, o que pode favorecer furtos.
Confeccionada em materiais metálicos.
Almoxarifado
Fig.2 –