relatorio final
Materiais e Técnicas Tradicionais de Construção
Contextualização das Técnicas Tradicionais de Construção
Falar das técnicas tradicionais de construção falamos de uma dimensão muito importante do homem, que é a sua capacidade de pensar, como conhecimento adquirido, o de criatividade e o de realização. Sem estar três dimensões era quase impossível o homem ao longo dos seculos ter conseguido aprender e aplicar técnicas de construção que contribuíram para o desenvolvimento das civilizações desde os seus primórdios. As técnicas de construção evidenciam ainda a perpetuação de um saber, caracterizado pela realização de soluções de qualidade, na escolha adequada para o fum a que se destinam e na forma como são trabalhados.
Os séculos XIX e XX trouxeram um desenvolvimento que se traduziu na descoberta e na utilização generalizada de novos materiais e de novas tecnologias, acabando por levar ao consecutivo condicionamento da manutenção das técnicas tradicionais de construção, o que levou consequentemente á falta de mão-de-obra especializada. No entanto, nos últimos anos tem-se assistido a um maior interesse por parte de entidades nacionais e internacionais, no sentido de recuperar o conhecimento das técnicas tradicionais.
O tema de trabalho que me foi entregue pela professora como objeto de estudo para a Unidade Curricular de Arqueologia Moderna e Contemporânea I, foi os – Matérias e Técnicas Tradicionais de Construção.
Quando a professora me propôs desenvolver um trabalho sobre os Matérias e Técnicas Tradicionais de Construção, aceitei de imediato. Mas a verdade é que inicialmente não tinha muitas expectativas em relação ao tema, porque nunca tinha tido nenhum momento de vida e ate mesmo facultativo, que me tenha proporcionado um contato direto ou indireto com esses materiais e com as técnicas que eram tradicionalmente utilizados nas construções. No entanto, tinha noção de que era um tema muito