Relatorio Microbiologia 27 10 2014
Campus Osasco – Curso Farmácia
Ação Antisséptica Sobre a Flora
Normal do Organismo
Eduardo Pittner RA 6814007492 Elenice Lemos da Silva RA 6690486351 Fabiana Maria Rodrigues RA 1299512079 Hamilton Oliveira de Souza RA 6818464982
Trabalho apresentado como parte dos requisitos para aprovação na disciplina de Microbiologia, sob a orientação da professora Tânia Tanaka
Osasco
2014
SUMÁRIO
Introdução 3
Objetivo 4
Materiais e Métodos Utilizados 4
Procedimento 5
Resultados Obtidos 6
Discussão 7
Referências 9
1 - Introdução
Em geral, os microrganismos são transmitidos por contato direto ou indireto, por meio de gotículas de secreções respiratórias e pelo ar. No ambiente da assistência à saúde, é consenso que a transmissão por contato desempenha o papel mais importante nesta dinâmica de transmissão. Nas atividades diárias, as mãos humanas estão constantemente em intenso contato com o ambiente ao redor e esta forma de transmissão também fica evidente (www.anvisa.gov.br).
A microbiota normal da pele é dividida em residente e transitória e esta classificação é essencial para o entendimento da cadeia de transmissão dos agentes infecciosos:
- A microbiota residente é composta por elementos que estão frequentemente aderidos nos estratos mais profundos da camada córnea, formando colônias de microrganismos que se multiplicam e se mantêm em equilíbrio com as defesas do hospedeiro. Os componentes mais comuns desta microbiota são os Staphylococcus coagulase negativo, micrococos e certas espécies de corinebactérias. Estes microrganismos são de difícil remoção e as suas colônias possuem mecanismos de defesa contra a remoção mecânica ou por agentes químicos (www.anvisa.gov.br).
Entretanto, com a descamação natural da pele e a