relatorio legal
L A
19
19
Atenção
A vida nos ambientes terrestres
V
ocê sabe que muitos animais, plantas e até seres microscópicos vivem na terra - fora dos rios, dos mares e dos lagos. A água, portanto, não é o meio no qual eles sobrevivem. Mas você conhece algum ser vivo que consegue viver completamente sem água?
Os tipos de seres vivos e a quantidade de seres vivos que podem viver num determinado ambiente dependem da água, da umidade do ar e das substâncias presentes nesse ambiente.
Em seis quilômetros quadrados de floresta, isto é, numa área de 60 quarteirões, podemos encontrar 400 tipos de aves e 1.500 tipos de plantas. Mas, em todo deserto do Saara, que equivale a 60 milhões de quarteirões, há menos de 45 tipos de aves e apenas algumas dezenas de plantas.
Os campos e as florestas são os lugares que abrigam mais vegetação e mais animais. Além da água, outros fatores são importantes para a sobrevivência dos seres vivos nesses lugares.
Observe atentamente as duas fotos.
A foto da direita mostra uma floresta vista ao longe. A foto da esquerda mostra o interior de uma floresta do mesmo tipo.
Embora recebam bastante sol, as copas das árvores formam uma camada tão espessa que impede a penetração da luz. Por isso, a mata é escura, mesmo nos dias mais ensolarados.
A temperatura é alta nas copas das árvores, mas vai caindo nas partes mais próximas do solo. Por isso, o interior da mata é sempre mais fresco.
O vento também não consegue atravessar a barreira das árvores. Assim, o interior da mata é úmido, e o ar é “parado”. O chão é coberto por um tapete de plantas e folhas mortas.
As raízes das árvores “seguram” o solo, impedindo a erosão, que é o processo de remoção e transporte de suas partículas para outro local. As copas das árvores formam um guarda-chuva protetor contra a ação da chuva e do vento, que auxiliam a erosão.
Agora, observe outras duas figuras.
A foto ao lado mostra um parque nacional da África. Abaixo,