Resumo de O pagador de promessas
Opinião:Com um titulo bem sugestivo,o livro reflete na convicção de algumas pessoas em relação a suas crenças abordando até o sincretismo religioso,também demonstra o conflito que a persistência que certos atos podem levar.A ingenuidade do protagonista e o companheirismo de seu par,tornam a historia sutil e de certa forma atraente.A aparição de vários personagens ao longo do enredo é fundamental para o despertar de opiniões,pois a medida em que eles mostram interesse pelo drama do protagonista e dão as mais diversas sugestões,o leitor começa a expandir sua imaginação afim de achar uma solução para o caso a medida em que avança o livro.Final surpreendente,fazendo cumprir o seu titulo. Resumo :Zé-do-burro era um homem muito simples, vivia na companhia da mulher e de seu animal, um burro por quem tinha muito apego.
Certa vez o animal fora ferido na cabeça por um galho de árvore e Zé, ao ver a situação do animal, fez uma promessa à Santa Bárbara, prometeu que dividiria suas terras entre os necessitados e carregaria uma cruz tão pesada como a de Jesus até à igreja da Santa. Como em sua cidade não havia a tal igreja, fez a promessa em um terreiro de candomblé, onde ela é conhecida pelo nome de Iansan. Saiu de sua terra no interior da Bahia carregando uma cruz, junto ia sua esposa.
Caminharam sete léguas até que chegaram à igreja de Santa Bárbara em Salvador. Saíram às cinco da manhã e chegaram à igreja um pouco antes desse horário. Por mais que Rosa insistisse para que ele deixasse a cruz na porta, Zé mantinha-se firme na ideia de que a promessa só seria cumprida se ele deixasse a cruz na frente do altar como prometera.
Nessas circunstâncias Rosa se deitou nos degraus da igreja e cochilou. Zé, que estava extremamente cansado da jornada com a cruz, ficou tentando se manter em vigília, mas pegava no sono constantemente.
Enquanto isso, chegou à praça Bonitão e Marli. Ela lhe entregou um dinheiro e ele reclamou do tanto que ela