Atuação do Profissional Farmacêutico
As atribuições do farmacêutico em cada indústria é variada. O farmacêutico responsabiliza-se pela produção, garantia de qualidade, embalagem, elaboração e controle da documentação técnica, controle de qualidade físico-química e microbiológico, assuntos regulatórios, serviço de atendimento ao consumidor (SAC), planejamento e controle da produção (PCP), marketing, desenvolvimento de produtos, pesquisa clínica, farmacovigilância, distribuição e representação comercial.
A Indústria farmacêutica abrange empresas produtoras de fármacos, ou seja, insumos farmacêuticos e medicamentos. Compõe o complexo industrial de saúde. No Brasil, a indústria farmacêutica possui estrutura concentrada, majoritariamente, a esse setor no Brasil é representado por multinacionais e é dominada pelo investimento de capital estrangeiro.
As pesquisas para a descoberta de novas substâncias envolvem milhões de dólares aplicados nos principais laboratórios e transnacionais do setor. Esse fator justifica o alto preço de vários medicamentos. Quando um laboratório descobre um novo medicamento, o mesmo necessita de receber uma patente de sua fórmula concedida, na maioria dos casos, a grupos e empresas privadas. As demais empresas que queiram fabricar o mesmo medicamento necessitam pagar royalties, exceto em casos de medicamentos genéricos.
O genérico é ofertado sem o nome da marca principal, mas é produzido com a mesma fórmula do medicamento de marca. Porém, no processo de desenvolvimento de produtos, a fabricação e comercialização e de insumos para a produção e venda dos medicamentos ocorrem depois de um longo processo de pesquisa, testes e liberação por parte dos órgãos do governo.
1A indústria de cosméticos envolve a produção de “preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da