Relatorio Laboratorio de Fisica
O Movimento Retilíneo Uniforme, conhecido de forma abreviada por MRU, é o mais simples movimento que se pode existir: tem apenas duas variáveis – a posição e o tempo. Um corpo que se desloca em trajetória retilínea e possui velocidade com módulo constante (aceleração nula) está em MRU.
A posição em função do tempo é regida pela função horária: x= x0 + VT
Onde x é a posição do móvel no instante t, x0 é a sua posição no tempo t=0.
O movimento retilíneo uniforme pode ser dividido em progressivo e retrógrado, sendo que no movimento progressivo, o móvel caminha a favor da orientação da trajetória, seus espaços crescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é positiva. Já no movimento retrógrado, o móvel caminha contra a orientação da trajetória, seus espaços decrescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é negativa.
Um MRU é regido pela primeira lei de Newton que diz: Um corpo permanece no seu estado de repouso ou movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a mudar esse estado pela atuação de uma força resultante diferente de zero.
II - Equipamentos e Materiais
1. Cronometro
2. Uma Coluna c/ Glicerina graduada de 10 a 10 cm
3. Dez Esferas de metal
III- Procedimento
Foi abandonada uma esfera de metal no alto da coluna com glicerina, observamos e cronometramos em que tempo a esfera percorre a coluna de glicerina, marcando de 10 a 10 cm o tempo percorrido. Por dez vezes realizamos a experiência, chegando então a uma comparação dos tempos, para análise e construção do gráfico.
IV- Resultados Obtidos
Através dos tempos obtidos conseguimos construir um gráfico onde determinamos uma reta, concluindo ser um Movimento Retilíneo uniforme e chegando a seguinte equação:
S = So + Vt Estudo do Movimento Retilíneo Uniforme
Esfera / Tempo 1° t(s) 2° t(s) 3° t(s) 4° t(s) 5° t(s) 6° t(s) 7° t(s) 8° t(s) 9° t(s) 10° t(s) Média
0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
1 2,92