trabalho
Para muitas pessoas fazer algum trabalho, de qualquer natureza, é uma tortura o que de certa forma não deixa de ser verdade, pois a etimologia da palavra “trabalho” remonta a sua origem latina: ‘tripalium’ (três paus),que era um “instrumento utilizado para subjugar os animais e forçar os escravos a aumentar a produção.” O “tripalium” era portanto um instrumento de tortura.
Por volta do séc. 12, o termo já havia sido inserido nas línguas românicas: traball, traballo e trabalho (Português), travail (Frances), trebajo, trabajo (Espanhol), travaglio (Italiano).
Na França rural travail ainda é um tipo de tripalium, que serve para imobilizar cavalos para trocar as ferraduras, em todas essas línguas citadas o termo entrou como sinônimo de “tormento, agonia, sofrimento".
Atualmente, trabalho tem significados diversos, como forma de demonstrar e praticar nossas habilidades através do desenvolvimento de atividades não só físicas como também de produção intelectual, artística, mecânica, espiritual, profissão ou ofício, local onde se trabalha, etc. e está presente em nosso mundo desde antes mesmo da criação, e nunca desaparecerá.
Fazer trabalho implica na realização de algo que aprendemos a fazer, implica no desenvolvimento de nossas habilidades, o trabalho faz com que o homem amadureça mais depressa e possui vários significados dependendo muito de sob qual enfoque se está analisando o significado da palavra.
O significado raiz da palavra trabalho contribui até hoje para uma visão desagradável dessa atividade tão importante em nossas vidas, trabalhar é visto como um castigo imposto aos cidadãos, mas a interpretação do sentido do trabalho deve ser positivo, pois é uma atividade que engrandece o homem e lhe dá a oportunidade de progredir na vida. O trabalho, não somente o trabalho/emprego, é gratificante, traz bem estar, uma vida melhor com mais conforto, dinheiro, saúde...
Fontes:
http://www.fuvest.br/vest2006/bestred/510129.stm