Relatorio Lab 2 FINAL IMPRIMIR
Campus Universitário da Região dos Vinhedos
Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologia
Movimento Retilíneo com Velocidade Uniforme
Andrei Domenighini, Cristian Balz Ariotti, Henrique Pizzatto Luiz, William Henrique Mattiello e-mails: adomeneghini1@ucs.br, cbariotti@ucs.brhpluiz@ucs.br e whmattie@ucs.br
1 - INTRODUÇÃO
Quem nunca andou de carro? Ou conhece o velocímetro do carro que mostra a velocidade do mesmo? Ou apenas ficou se perguntando quando estava viajando como podia estar parado em relação ao carro mas ao mesmo tempo andando em relação a paisagem? Pois bem podemos facilmente responde todas as perguntas aprendendo um pouco sobre movimento retilíneo com velocidade uniforme (MRU), na qual vamos ver um pouco a seguir com um breve resumo sobre o assunto e depois colocaremos tudo o que aprendemos em prática em um laboratório fazendo um experimento para comprovar e tirar nossas próprias conclusões sobre o assunto.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Conceitos básicos para entender MRU:
Ponto material: para a parte da física que vamos estudar, MRU, não me importa se o objeto é grande, pequeno, leve ou pesado.
O atrito não irá interferir, ou seja, podemos dizer que um carro, ônibus, pessoa, folha, qualquer objeto pode ser um ponto.
Referência: a sua referência é sempre há algo que você está comparando, exemplo: João é mais baixo que Maria, estou comparando João à Maria e vendo que João é mais baixo, ou seja Maria é a minha referência.
Figura (1) – Exemplo de referência
Movimento e repouso: na física movimento é a variação de posição em relação ao passar do tempo e repouso é a não variação de posição em relação ao passar do tempo. Entendendo o significado de movimento e repouso podemos associá-los ao MRU, sempre que pensarmos em movimento e repouso em relação ao MRU devemos obrigatoriamente sabermos qual é a nossa referência.
Figura (2) – Exemplo de movimento e repouso
Mecânica Newtoniana - UCS
1
Movimento Retilíneo com