Relatorio interferômetro de michelson
INTERFERÔMETRO DE MICHELSON
Oberdan Favilla Zerbinati – 17201
Júlio Patti Pereira – 19058
Breno Ferreira Leite – 19036
Prof: Dr. Alan Pavan
Resumo: Neste artigo serão observados o funcionamento do interferômetro de Michelson e sua excelente precisão para a medida de comprimento de ondas e espaço..
INTRODUÇÃO:
Um interferômetro é um equipamento cuja finalidade é medir com bastante precisão comprimentos ou variações de comprimentos através do fenômeno da interferência de duas ondas de mesma freqüência. O interferômetro mais conhecido do ponto de vista histórico é de Michelson já que teve um papel importante para o desenvolvimento da teoria da relatividade restrita proposta por Einstein em 1906.
5.1 Objetivos: A finalidade do ensaio é compreender o princípio de funcionamento do interferômetro de Michelson e aplicá-lo na determinação do comprimento de onda de um laser, através da contagem do número de franjas formadas em um anteparo, quando se desloca um dos espelhos. Tal instrumento, de grande importância histórica, é capaz de fornecer o comprimento de onda de um feixe de luz monocromático baseado no fenômeno de interferência de ondas de mesma freqüência e amplitudes e fases diferentes.
5.2 Informações teóricas:
O interferômetro, inventado pelo físico americano A. Michelson (1852- 1931), é um aparelho engenhoso que divide um feixe de luz em partes que são recombinadas, depois de percorrerem diferentes percursos, de modo a formarem uma figura de interferência, na forma de anéis concêntricos. O aparelho pode ser usado na obtenção de medidas exatas de comprimentos de onda ou em medições precisas de comprimentos. Se duas ondas de mesma freqüência ω mas com diferentes amplitudes e fases atingem um ponto, elas são superpostas, ou interferem, tal que:
y= a1sinωt- α1+ a2sin(ωt-α2) (5.1)
A Eq.(5.1) pode ser reescrita de modo que
y=Asin(ωt- δ) (5.2)
onde a amplitude A e a fase