Relatório Interferômetro de Michelson
Marcos Renato Coutinho Faleiro1, outro autor2
Instituto de Física e Química,
Universidade Federal de Itajubá,
Itajubá, MG, 37500-903, Brasil
13 de maio de 2014
Resumo
O presente relatório tem por objetivo descrever o experimento sobre o Interferômetro de Michelson, realizado com o objetivo de realizar a medição do comprimento de onda de um laser, através da contagem da variação do número de ondas e da variação da reflexão de um espelho, pela disciplina Física Experimental IV (FIS503) que está sendo ministrada pelo professor Márcio Alves para o curso de Engenharia Elétrica.
Palavras chave:Interferômetro de Michelson, Comprimento de Onda.
1. Introdução O interferômetro, inventado pelo físico americano A. Michelson consiste em um aparelho que divide um feixe de luz em partes que são recombinadas, depois de percorrerem diferentes percursos, de modo a formarem uma figura de interferência, na forma de anéis concêntricos, como vemos na figura abaixo. O aparelho pode ser usado na obtenção de medidas precisas de comprimentos de onda.
Figura 1: Figura de interferência formada pelo Interferômetro de Michelson..
Figura 2: O Interferômetro de Michelson.
O feixe direto emitido pelo Laser constitui um fino raio intenso, monocromático e coerente que facilita o alinhamento. A idéia aqui é a de alinhar os espelhos de modo que a reflexão de cada um deles volte exatamente pelo mesmo caminho, isto é, tornar os espelhos perpendiculares entre si. Logo para que as reflexões retornem ao Laser, a reflexão do espelho só pode ser ajustada deslocando todo o equipamento (a base toda), só depois ajusta-se a reflexão do espelho 1 através dos parafusos. Na condição de alinhamento perfeito, devem-se observar círculos de interferência. Para ligeiros desalinhamentos se observam franjas aproximadamente retas e paralelas. Estas figuras de interferência são mais fáceis de se