Relatorio inspeção veicular
O objetivo do experimento foi de realizar uma inspeção veicular pela FINATEC, verificando alinhamento, velocímetro, suspensão, freios, detecção de folgas, análise de gases e farol. O veículo utilizado na inspeção foi um modelo Gol, pertencente a uma aluna da sala.
Introdução
São inspeções realizadas em linhas automatizadas de alta tecnologia que permite um diagnóstico preciso e completo das reais condições de funcionamento e segurança do veículo. A inspeção veicular visa identificar irregularidades nos veículos em uso. Entre elas, as falhas de manutenção e/ou alterações do projeto original ou até aquelas que provoquem aumento na emissão de poluentes.Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, no Art. 98, nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização do órgão de trânsito, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.O Centro de Ensino e Pesquisa em Segurança Veicular – CEPSV – administrado pela Finatec - é credenciado no INMETRO como organismo de inspeção na área de segurança veicular.
Etapas
A inspeção veicular foi dividida em 8 etapas,sendo cada uma descrita por:
Calibragem dos pneus
Teste de alinhamento : neste teste, o carro é avaliado através de um ripômetro onde é possível medir o desvio do carro em m/km. Um carro considerado alinhado tem em média um desvio de 7m/km, entretanto, o carro que foi inspecionado durante o experimento obteve uma leitura de 12m/km, ou seja, foi reprovado.
Verificação do velocímetro : nesta exata, verifica-se a precisão da velocidade apresentada no velocímetro do carro quando submetido a velocidades de 20,40,60 e 8km/h. Caso o velocímetro mostre alguma velocidade acima da real, ele está reprovado. Em geral, a diferença nas velocidades é de 7% da real para a mostrada no carro. Nesta etapa, o carro inspecionado foi aprovado.
Suspensão : nesta etapa é verificada a efieciência da suspensão do veículo, havendo uma pesagem nos dois lados do carro. Em