Relatorio Inorganica
A solubilidade dos compostos se dá, ou não, a partir de duas equações: a da energia de hidratação e a de energia reticular. Quando a energia reticular for maior que a energia de hidratação, o composto é insolúvel, e o contrário é verdadeiro. ; .
Parte prática e resultados
3. Alguns sais de metais alcalinos
Foram utilizadas os reagentes:
LiCl2 (0,2 M); NaCl (0,2 M); KCl (0,2 M)
Todos estes reagiram com CO3-(aq), F-(aq) e (NH4)2HPO4(aq). Os compostos formados foram LiCO3(s), NaCO3(aq), KCO3(aq), LiF(s), NaF(aq), NaF(aq), LiHPO4(s), Na2HPO4(aq) e K2HPO4(aq)
Todos os compostos foram solúveis, não formando precipitado. Isso foi observado experimentalmente e também pode ser comprovado através do cálculo das energias de hidratação e reticular. Em todos os casos, a energia de hidratação é maior do que a energia reticular.
4. Alguns sais de metais alcalinos terrosos
4.1 Reações dos sais de magnésio
Reagiu-se MgCl2(aq) com diversos compostos aquosos, dando origem aos seguintes compostos: MgCO3(s), MgC2O4(s), MgF2(s), MgHPO4(s), Mg(OH)2(s) e MgSO4(aq). Os produtos que apresentaram maior turbidez foram os MgHPO4 e MgF2, seguindo dos MgCO3 e Mg(OH)2. MgC2O4 e MgSO4 são compostos solúveis.
Todos os sólidos formados foram solubilizados quando adicionou HCl ao meio.
A solubilidade de uns compostos e outros não, se deu ao fato das energias citadas inicialmente: reticular e de hidratação.
4.2 Reações dos sais de cálcio
Utilizou-se CaCl2(aq) para reagir com os mesmos reagentes do tópico acima. Os compostos formados foram: CaCO3(s), CaC2O4(s), CaF2(s), CaHPO4(s), Ca(OH)2(s) e CaSO4(s).
Todos os compostos formados, com exceção do Ca(OH)2, precipitaram. Mesmo que tenha sido com somente um aumento na turbidez, como foi o caso do CaSO4, até os precipitados mais notáveis, como CaCO3, CaC2O4, CaF2 e CaHPO4.
Adicionando HCl aos tubos de ensaio contendo as soluções, todos os precipitados foram dissolvidos, segundo a reação abaixo:
Ca+(s) + HCl(aq) H+(aq) +