Relatorio Identificação de Carboidratos
Carboidratos são as macromoléculas biológicas mais abundantes na Terra, formadas por C, H e O e alguns tem N, F ou S; São poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas ou substâncias que liberam estes por hidrólise.
Há 3 tipos principais:
MONOSSACARÍDEOS: Ex.: D-glicose, D-frutose, D-galactose, D-ribose
OLIGOSSACARÍDEOS: 02 a 20 un. Ex.: Sacarose = (Glc + Fru) Lactose = (Gal + Glc) POLISSACARÍDEOS: de 21 un. a centenas ou milhares. Ex.: Celulose e Glicogênio
Nesse experimento foram usados os seguintes carboidratos: Glicose, Frutose, Sacarose, Lactose e Amido. Mas estes não foram identificados, e para identifica-los foram feitos o Teste de Benedict, o Teste de Seliwanoff, o Teste de Molish, e o Teste de Iodo.
Objetivos
O objetivo dessa aula prática foi reconhecer os carboidratos: Glicose, Frutose, Sacarose, Lactose, Amido, através dos testes de: Benedict, Seliwanoff, Molish e Reação com Iodo. E entender o significado de cada teste.
Material Necessário
Tubos de ensaio e suporte
Pipetas
Solução alcoólica de alfa-naftol a 1%
H2SO4 concentrado
Reagente de Benedict
Soluções padrão de Carboidratos: Solução 1 – Glicose Solução 2 – Frutose Solução 3 – Sacarose Solução 4 – Lactose Solução 5 – Amido
Reagente de Seliwanoff
Solução de iodo
Resultados e Discussão
I. Teste de Benedict
Separamos 5 tubos de ensaio e identificamos cada um com uma identificação de A a E. Em cada tubo foi colocado uma solução de açúcar para ser testada.
Adicionamos a cada tubo 1 mL do reativo de Benetict e aquecemos os tubos em banho-maria em ebulição por 5 minutos. Deixamos esfriar espontaneamente. Ocorreu Redução, e a cor mudou em alguns tubos. Pode-se perceber que os tubos C e E foram negativos, pois não mudaram de cor, sendo não redutores. E os tubos A, B e D foram positivos, pois mudaram de cor, sendo assim redutores.
I. Teste de Seliwanoff Separamos 5 tubos de ensaio e identificamos de A a E. Pipetamos 1 mL de cada solução de