Relatorio Hidrostatica
Pressão interna
Tubo ½’’ liso
11,8
Tubo ¾’’ liso
13,8
Tubo ¾’’ rugoso
14,6
Hidrômetro de Reynolds
7,9
Tubo Venturi
14,9
Placa de oficio
14,5
Singularidades
14,5
Os valores apresentados acima são dados a partir da amostra feita em laboratório, cada tubo tem uma pressão e valor diferente porque sofrem mudanças em relação aos demais.
Comparação entre os tubos:
1. Tubo ½” Liso
Um tubo de 1/2 polegada, na edificação predial, possui como similar um tubo de 20mm na linha soldável, medida essa devido ao tubo ser medido por sua parte externa, contando assim as duas paredes opostas do tubo, gerando um diâmetro externo de 20mm.
Na experiência, podemos notar que, no tubo ½” liso devido ser um cano de superfície lisa, sem curvaturas e com menor circunferência, o medidor da pressão da agua chegou a 8, e ao abrir os dois registros dos tubos de ½”, os medidores apontaram o valor de 11,8.
2. Tubo ¾” Liso
Todo cano, tubo, tem dois diâmetros, o interno e o externo, no caso do pvc marrom de 3/4 corresponde ao diâmetro interno de l9 mm, e seu diâmetro externo é considerado mais a soma de 2 paredes (espessura) passando para aproximadamente 23 mm. Nt. abraçadeiras e conexões para esse tudo, é considerado o diâmetro externo.
Ao iniciar o teste com o tubo ¾” liso, podemos notar que o medidor de pressão indicava um valor maior de 8,8 e ao abrir os dois registros esse valor aumentou ainda mais chegando a 14,6. Neste tubo a pressão foi mais intensa e ganhou mais força.
3. Tubo ¾” Rugoso
O tubo possui duas medidas diferentes, uma interna e outra externa, o diâmetro interno corresponde a 19,05mm, já o diâmetro externo é equivalente a 23mm.
Após abrir o registro do tubo ¾” rugoso, notamos que a pressão exercida foi ainda maior, o medidor registrou 9,5 e ao abrir o segundo registro, esse valor ficou ainda maior, alcançando a marca de 14,6. Deste modo, podemos observar que no tubo rugoso, com maior circunferência, a pressão exercida foi significativamente maior, comparado