Relatório Hidrostática
22 DE ABRIL DE 2013, RIO DE JANEIRO.
1) Hidrostática
2) Objetivo
O objetivo desse experimento é por em prática conceitos e teorias que estudamos tanto no ensino médio quanto nas aulas de física teórica na faculdade sobre o conceito de hidrostática. Com o relatório apresentado iremos descrever todo o procedimento feito no laboratório, pondo o ponto de vista de cada um do grupo e dando uma conclusão da prática feita e vista por todos.
3) Introdução teórica
Para esse experimento foi necessário o grupo ter uma noção geométrica e nos basearmos no conceito de empuxo, descoberto por Arquimedes, na qual a teoria nos diz que: “Todo corpo mergulhado em um fluido sofre ação de um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do liquido deslocado”. E = µ.V.g (onde µ é a densidade do fluido, V é o volume do fluido e g é a aceleração da gravidade) O empuxo é a existência da ação de várias forças sobre um corpo mergulhado em um determinado liquido. Cada força tem um módulo diferente, e a resultante delas não é nula. A resultante de todas essas forças está dirigida para cima e é exatamente esta resultante que apresenta a ação do empuxo sobre o corpo. A reação do corpo com o liquido é dependente dessa resultante, tendo a possibilidade de o corpo ficar parcialmente imerso, totalmente imerso ou no fundo do liquido, como ilustra as figuras a seguir.
4) Procedimento experimental: Para realizar o experimento utilizamos alguns equipamentos para nos auxiliar, na tabela a seguir veremos quais foram os equipamentos e quais foram suas utilidades.
Equipamentos
Utilidades
Paquímetro
Usado parra fazer medições precisas sobre as dimensões do cilindro
Dinamômetro
Usado para medir a força exercida pelo cilindro
Cilindro de material metálico
Usado como um corpo para experimento
Uma estrutura metálica
Usado para apoiar o esquema feito com o dinamômetro, o barbante e o cilindro
Barbante
Usado para amarrar