Relatorio fontes de alimentaçao
Objetivos:
• Verificar o funcionamento de uma fonte regulada, variando o potenciômetro e observando a sua variação no multímetro; • Teste do potenciômetro; • Teste do transistor.
Introdução: Uma fonte de alimentação é um circuito responsável por gerar uma tensão constante para um circuito eletrônico, ela deve gerar uma tensão contínua na saída e estabilizada, isto significa que mesmo que a tensão de entrada varie a tensão na saída deverá se manter constante, ou ainda, mesmo que a carga varie aumentando a corrente do circuito, a tensão na saída deverá se manter constante. Uma fonte estabilizada é composta de um circuito retificador convencional que pode ser de meia-onda, ou onda completa mais um circuito eletrônico responsável por estabilizar a tensão de saída. Nesta experiência conhecemos dois componentes novos, sendo um deles o transistor. Segundo o site https://www.clubedaeletronica.com.br/, o transistor é feito de três camadas, geralmente de silício. No processo de fabricação do transistor, se uma das camadas é enriquecida com elétrons, passa a ser chamada N; se é empobrecida, isto é, perde elétrons, vira camada P. Há dois tipos de transistores que podem ser construídos com camadas P e N: transistores NPN e transistores PNP. Todo transistor possui três terminais, aquele que possui a tensão comum em contato com outros dois pontos do transistor chama-se base. Os que estão ligados à base, camadas das pontas, chamam-se emissor e coletor. Outro componente estudado foi o potenciômetro. Em muitas situações, é necessária uma mudança rápida da resistência elétrica, para controlar tensão ou corrente. Nesses casos, usa-se um resistor variável, chamado potenciômetro.
Desenho do circuito:
Descrição do funcionamento:
O desenho acima representa um circuito com a utilização de dois elementos novos, o potenciômetro e o transistor. Com a utilização do potenciômetro podemos