Relatorio Fisica Lei De Hooke E EMPUXO
ENGENHARIA CIVIL - 1º PERÍODO
Prof. Angelo Kuhn Borkowski
LEI DE HOOKE E EMPUXO
Andreza Schmidt Gonçalves
Bruno Santiago
Jessé Melkzedeque Lamp
Luciano Santana de Oliveira
Rayza E. C. O. Ribas
Ponta Grossa
MAIO/2015
INTRODUÇÃO
A Lei de Hooke é uma lei de física que está relacionada à elasticidade de corpos e também serve para calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre um corpo, sendo que tal força é igual ao deslocamento da massa partindo do seu ponto de equilíbrio multiplicada pela constante da mola ou de tal corpo que virá a sofrer tal deformação.
Empuxo é uma força que empurra, que atua como elemento de impulsão. Ao entrarmos em uma piscina, nos sentimos mais leves do que quando estamos fora dela. Isto acontece devido a uma força vertical para cima exercida pela água a qual chamamos Empuxo.
TEORIA
LEI DE HOOKE
O físico inglês Robert Hooke foi quem primeiro demonstrou que muitos materiais elásticos apresentam deformação diretamente proporcional a uma força elástica, resistente ao alongamento produzido.
A lei de Hooke uma lei de física que está relacionada à elasticidade de corpos e também serve para calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre um corpo, sendo que tal força é igual ao deslocamento da massa partindo do seu ponto de equilíbrio multiplicada pela constante da mola ou de tal corpo que virá à sofrer tal deformação.
F=K.Δl (1)
Notando que segundo o Sistema Internacional:
F está em newtons
K está em newton/metro
Δl está em metros Nota-se então que a Lei de Hooke é responsável por verificar a deformação do corpo elástico ao se expandir. O objeto de estudo mais usado para esse evento é a mola espiral, por ser um objeto flexível que se alonga facilmente.
A energia armazenada no corpo (nesse caso, a mola) é a energia potencial, também conhecida como energia de posição, que é um tipo de armazenamento de energia dos corpos em virtude do seu posicionamento, ou seja,