lei de hooke
A lei de Hooke é a lei da física relacionada à elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante do corpo que é deformada: No SI, F em newtons, k em Newton/metro e Δl em metros.
Nota-se que a força produzida pela mola é diretamente proporcional ao seu deslocamento do estado inicial (equilíbrio). O equilíbrio na mola ocorre quando ela está em seu estado natural, ou seja, sem estar comprimida ou esticada. Após comprimi-la ou estica-la, a mola sempre faz uma força contrária ao movimento, calculada pela expressão acima.
A experiência prática do dia-a-dia nos informa que as molas helicoidais se distendem e se comprimem quando sujeitas á ação de forças externas. É evidente que cada mola poderá suportar até certa intensidade de força deformante (para valores acima deste limite, a mola se deformará permanentemente, isto é, cessada a ação da força deformante, a mola não retornará mais ao seu comprimento inicial).
Objetivo
Interpretar um gráfico Força x Elongação
Enunciar a lei de Hooke
Concluir a validade da lei de Hooke
Utilizar o conhecimento da lei de Hooke para descrever o Funcionamento de um dinamômetro.
Relação do material Um tripé Três sapatas niveladoras (opcionais) Uma Mola Um conjunto de massas acopláveis de 25g e 50g Um suporte fixo para associações de molas Régua
Experiência n° 01- Lei de Hooke
Relatório do Procedimento
Colocamos a mola no suporte fixo. Medimos o comprimento da mola juntamente com o gancho que será o (Co) comprimento inicial onde os pesos serão colocados. O valor que foi medido foi arbitrado com zero realizando (C-C0) que será o comprimento final menos o comprimento inicial. O gancho não foi considerado como carga apenas como lastro.
O comprimento Inicial da mola que obtivemos com o auxilio da